Benefícios e Potencial de uma  parceria 360º com Mistolin Solutions

Benefícios e Potencial de uma parceria 360º com Mistolin Solutions

À conversa com: Ana Maria Sousa - Diretora Geral do Centro Social e Cultural de S. Pedro de Bairro (CSCSPB)

Poderia se apresentar e falar um pouco sobre o Centro Social e Cultural de São Pedro de Bairro e o seu papel dentro da instituição?

O meu nome é Ana Maria Sousa, Educadora de Infância de formação. Sou Diretora Geral do Centro Social e Cultural de S. Pedro de Bairro (CSCSPB) desde 1985 e em 2010, cumulativamente, Presidente de Direção da instituição. O CSCSPB é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de utilidade pública sem fins lucrativos. Foi fundada como Associação em 13 de Dezembro de 1983, tendo vindo a aumentar a prestação de serviços gradualmente, procurando corresponder às necessidades sentidas pela comunidade.

O seu âmbito da ação é regional, privilegiando o concelho de V. N. Famalicão e tem como objetivo o desenvolvimento, a promoção social e cultural e a criação de respostas conducentes à minimização das carências da comunidade local e concelhia.

No sentido de continuamente operacionalizar este objetivo, a Instituição tem procurado implementar respostas de âmbito diversificado, pelo que dispõe atualmente 11 respostas sociais. Atende diariamente 600 utentes, intervindo no sentido da promoção do bem-estar biopsicossocial, procurando satisfazer, potenciar capacidades, criando oportunidades de concretização de interesses e motivações.

Ao longo de 40 anos de existência, orienta as suas ações pautadas por valores como a Humanização, a Solidariedade, a Doação, a Partilha, a Amizade, a Compreensão, a Fraternidade e a Igualdade e com eles conseguiu construir os alicerces de um espírito de solidariedade que caminha no sentido de corresponder às exigências da comunidade. Assumo dois cargos de responsabilidade máxima, pelo que tenho de assegurar que todas as condições, para o bem-estar dos clientes, estejam asseguradas, bem como garantir o desenvolvimento socio- económico da instituição.

Qual a sua perspetiva sobre os desafios e exigências que enfrentam no setor social e também no quotidiano da sua instituição.

Atualmente as organizações sociais enfrentam desafios complexos relacionados com a captação de recursos adequados, engajamento da comunidade, pressões políticas, implementação de programas e avaliação de resultados. Lida-se diariamente com orçamentos limitados e recursos escassos, enquanto se enfrentam procuras cada vez maiores para atender às necessidades de uma população com vulnerabilidades crescentes.

A exigência da transparência, da prestação de contas e o cumprimento das normativas legislativas, são um desafio transversal às organizações socias, e o CSCSPB não constitui exceção. Para além de tudo isto, o setor social é emocionalmente complexo, uma vez que a desigualdade social, a pobreza, a doença, etc., são o alvo do nosso trabalho, o que exige um equilíbrio delicado na gestão emocional e na harmonia de valores.

Relativamente à instituição, o planeamento estratégico, a implementação de projetos, a busca de parcerias, a mobilização e adequação de recursos, a coordenação de equipas, a comunicação com a comunidade e a monitorização do impacto das nossas ações, são algumas das minhas muitas preocupações. É essencial ter uma abordagem multidisciplinar e adaptável, considerando as mudanças nas necessidades da comunidade e o cenário político e económico em constante evolução. Claro está que cada instituição enfrenta desafios específicos, dependendo do contexto socioeconómico em que se insere, da sua missão e público-alvo, no entanto todas necessitam de ter respostas criativas, protocolos de colaboração, parceiros firmes e acima de tudo uma abordagem centrada na Pessoa para encontrar soluções que façam jus à missão e valores institucionais, sustentáveis e com impacto significativo.

Qual a ligação ou parceria com a Mistolin Solutions?

A instituição teve um primeiro contato com a Mistolin Solutions pelo ano de 2018 e desde essa altura foi criada uma ligação com resultados exponencialmente considerados. Existiu, desde sempre e de ambas as partes, uma conduta corporativa transparente, com preocupações tangíveis às duas entidades.

O que mais aprecia na Mistolin Solutions?

A relação da instituição com a Mistolin Solutions vai para além de uma mera relação comercial. A proximidade com os seus representantes e o desassossego mútuo com as questões do bem-estar do cliente e a sustentabilidade da instituição, fazem com que o CSCSPB encontre na Mistolin Solutions um parceiro de excelência. A acessibilidade, a assertividade e a disponibilidade nas respostas da empresa, constituem uma mais-valia no quotidiano da instituição.

Como tem sido a experiência de trabalhar com a Mistolin Solutions e como tem ajudado a alcançar os seus objetivos?

As sinergias consolidadas entre a Mistolin Solutions e o CSCSPB têm resultado em indubitáveis benefícios mútuos, melhorando a qualidade de vida da comunidade atendida e fortalecendo a responsabilidade social corporativa. Só podemos salientar que o trabalho desenvolvido pela Mistolin Solutions junto da

instituição tem sido exemplar, traduzindo-se numa parceria de responsabilidade social ímpar. O CSCSPB encontra com este parceiro caminhos facilitadores do alcance de objetivos previstos, nomeadamente no que concerne ao fornecimento de produtos a preços competitivos de mercado, na divulgação de boas práticas de higiene e limpeza através da capacitação dos trabalhadores, na formação sobre instruções de utilização de produtos e no desenvolvimento contínuo de iniciativas de sustentabilidade como a promoção de práticas ambientais amigáveis. Só com uma colaboração eficiente e sustentável, como a conseguida entre as duas entidades, se garante o alinhamento de objetivos e valores.

Quais os principais benefícios que a parceria 360º com a Mistolin trouxe para a instituição e para o quotidiano das equipas?

No que alude à instituição, penso que a Mistolin Solutions apresenta soluções de higiene e limpeza vanguardistas que promovem de forma direta e indireta o crescimento da instituição. Refiro-me à doação de produtos e equipamentos, à adequação de químicos, à acessibilidade na capacitação/formação dos

trabalhadores, ao apoio em situação de emergência e crise, ao aconselhamento e consultoria técnica, ao apoio no desenvolvimento de práticas sustentáveis e fundamentalmente à sensibilidade social e responsabilidade corporativa. O impacto no quotidiano das equipas espelha exatamente o mencionado, na medida em que os trabalhadores estabelecem um contato de proximidade com a empresa permitindo manterem-se em constante consolidação de conhecimentos sobre produtos de higiene e limpeza e boas práticas (adequação de produtos, procedimentos corretos, cumprimento de normas, redução de custos e maximização de qualidade de serviços). O trabalho da equipa vê-se facilitado com a indiscutível brevidade na assistência técnica, de qualidade e seguro pela utilização dos produtos aconselhados.

Para si, qual a sua opinião sobre a formação adequada para a implementação dos procedimentos de higiene e limpeza e de que forma a Mistolin Solutions tem contribuído para que estas práticas sejam bem-sucedidas?

A formação com componente prática tem sempre mais impacto e é mais aceite e percetível para os trabalhadores. Se não vejamos, para muitos, os produtos químicos utilizados na instituição, bem como a interpretação das fichas técnicas dos mesmos, constituem uma novidade e por vezes são uma dificuldade, pelo que é perentória a formação para a sua capacitação. Se a consolidação do conhecimento advém apenas da exposição teórica, seja em suporte de papel ou digital, incorre-se o risco de uma aplicabilidade desviante do que se preconiza para uma boa prática, devido a uma interpretação errónea dos conteúdos fornecidos. Por isso, e na minha opinião a formação adequada para a implementação dos procedimentos deverá ser sempre composta por ambas. A Mistolin Solutions demostra adaptabilidade às necessidades formativas da instituição/equipa, bem como sugere e antecipa potenciais carências, promovendo o esclarecimento adequado das situações.

Compartilhe alguns exemplos de situações em que a Mistolin Solutions demonstrou compromisso e suporte de verdadeira parceria.

Ao longo desta entrevista foram vários os exemplos de compromisso da Mistolin Solutions com a instituição que demonstram a inegável parceria existente. Não obstante, posso reiterar as inúmeras vezes em que solicitamos aconselhamento para problemas com algum tipo de limpeza e que a Mistolin Solutions, de forma eficiente apresentou soluções sustentáveis; a implementação de equipamentos

de manutenção, nomeadamente máquinas de lavar roupa, numa pareceria bilateralmente convidativa; a prontidão na assistência técnica, que é uma necessidade constante na instituição; e como último exemplo, mas o mais relevante, o provimento e doação de consumíveis numa altura de escassez de materiais como foi a pandemia por Covid 19 em 2020. A Mistolin Solutions assumiu-se como parceiro inabalável e demostrou ser uma empresa sensível às necessidades sociais, com um compromisso claro de responsabilidade corporativa.

Voltar para o blogue
1 de 2